sexta-feira, 14 de março de 2014

O nascimento de uma estrela.

Óleo sobre tela. 100cm X 80cm
Essa é uma pintura Alla Prima, ou seja, sem a adição de camadas anteriores que exigem determinado tempo de secagem. Ao contrário, foi executada em uma única vez, sem grandes intervalos de tempo, com a tinta ainda "molhada".

Tive um olhar mais "impressionista" para essa tela e a idéia era que as pinceladas ficassem realmente aparentes. Mas, pode-se realizar uma pintura Alla Prima bem lisa, evitando os empastes que é são adições de tinta mais pastosas usando o pincel ou a espátula.

Iniciei com um esboço prévio, com uma tinta mais diluída, definindo então o azul como uma cor predominante, mas já adicionando um pouco de cores mais quentes como um pouco de magenta e muito pouco de amarelo, que tinha como função, conseguir em algumas áreas, um azul mais próximo do azul da noite, mais índigo, menos vibrante.

 

A estrela que nascia no seio da figura, iniciava então sua luminescência e calor. Para representar,
isso, os tons róseos mais análogos ao azul foram sendo adicionados, juntamente com o vermelho e o amarelo, que mesmo sendo muito pouco, era o suficiente para fazer um oposição considerável ao azul, então, bastante frio. As mãos e alguns detalhes foram também mais definidos

 
Mas era necessário, atribuir mais contraste ao conjunto todo e assim, trabalhar mais o efeito de luminescência. Mais uma vez, os tons mais quentes, mais análogos ao azul, foram sendo adicionados, bem como os tons de azuis, mais "cítricos' digamos, como o azul cerúleo e o azul celeste.


Todo o corpo da figura, em especial o rosto e os ombros, precisavam agora de mais definição e a contínua e cuidadosa adição de tons quentes.  As pinceladas mais grossas, eram então dirigidas para darem um efeito de movimento. como se a luz fosse papável.


Restava agora, trabalhar mais os raios emitidos pelo foco luminoso. As mãos e dedos, os braços e cabeça, projetariam alguma sombra sobre o espaço ao redor, levando assim o olhar para o foco irradiante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário