quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Estudo para um Sábio


Ponta de prata e pastel sobre papel tonalizado. 21cm X 30cm

A ponta de metal é uma técnica muito antiga, que remonta a renascença quando ainda não era usado o grafite.

Consiste em desenhar com uma fina haste de metal, geralmente a prata sobre um papel previamente preparado e tonalizado na cor desejada. Qualquer metal deixará entre os interstícios do papel, microscópicos resíduos do metal, pigmentando assim, o traço.

Com o ouro, pode-se conseguir belos efeitos, embora o valor o torne um dos menos escolhidos. A Prata tem sido a ponta metálica mais dinfudida ao longo dos séculos. por ter um valor mais acessível, pelo brilho especial que traz ao desenho e por suas características de envelhecimento que quando exposto ao ar e a oxidação, daram ao traço uma cor marrom amarelada.

Rafael, Leonardo Da Vinci e Durer, foram alguns dos artistas que a utilizaram em seus estudos.


A ponta de prata e seus efeitos belos e sutis sobre o papel.

Preparando o papel.

Uma camada de gesso depositada sobre o papel, é o suficiente para receber qualquer ponta metálica. Entretanto, geralmente no uso da ponta de prata, prepara-se o papel em tons pastéis que possam oferecer contraste, adicionando ao gesso, uma pigmentação que pode ir do cinza claro aos tons mais quentes como marrons. O gesso acrílico e o guache são boas opções e podem ser encontrados facilmente.


 Uma fórmula simples consiste prender o papel sobre uma superfície plana e em um recipiente, misturar na proporção de:

(2) duas partes de gesso para (1) uma de água.

A cor escolhida é adicionada aos poucos até a mistura aquirir o tom desejado. Se faz necessário que o guache seja totalmente dissolvido na mistura, para evitar riscos e manchas desagradáveis. Três demãos dessa solução são o suficiente para atingir uma tonalidade uniforme. Com um pincel macio, aconselho que a primeira demão seja em todas as direções, a segunda seja no sentido vertical e a terceira no sentido horizontal. Entretanto, pode-se adicionar demãos extras sem prejuízo a textura.

15 a 20 minutos de espera é aconselhável entre cada aplicação para a secagem completa da camada, para evitar um eventual enrugamento da textura.


Um comentário: